Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Divulgação

MP recomenda à Prefeitura de Goiânia estudo para avaliar volta do uso obrigatório de máscaras e justifica elevação da contaminação

MP recomenda à Prefeitura de Goiânia estudo para avaliar volta do uso obrigatório de máscaras

02/12/2022, às 10:01 · Por Redação

O Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) expediu recomendação, nesta quinta-feira, 1º de dezembro, ao secretário municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, para que realize estudo técnico para avaliar a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em Goiânia. A recomendação é que o estudo avalie a obrigatoriedade pela população em situações de maior risco de contaminação pelo coronavírus.

O prazo dado para que seja feita a determinação de realização do estudo é de 24 horas. No entanto, não foi fixado prazo para conclusão desta análise. Na demanda, feita pela promotora de Justiça Marlene Nunes Freitas Bueno são destacadas as situações de maior risco de contaminação a serem avaliadas:

- em locais fechados, mal ventilados e/ou com aglomeração frequente, a exemplo do transporte público, igrejas, supermercados, lojas de conveniências, agências bancárias, repartições públicas, lotéricas, instituições de ensino;

- em locais abertos quando houver aglomeração, a exemplo de pontos de ônibus, filas de atendimento de serviços públicos ou privados, ruas que funcionam como corredores comerciais e outros lugares com características semelhantes, festividades religiosas, culturais, políticas;c) em estabelecimentos de assistência à saúde, a exemplo de unidades básicas de saúde, clínicas, laboratórios, hospitais públicos e privados.

A promotora de Justiça justifica a necessidade de realização do estudo na elevação da contaminação tanto no âmbito estadual quanto no município de Goiânia. Ela reforça que torna necessária a “adoção de medidas preventivas para evitar que a contaminação alcance percentuais que possam pressionar o sistema de saúde”. O Ministério Público deu prazo de dois dias úteis para que o secretário responda.


MP Máscaras SMS Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E