Matérias
ReproduçãoDas 100 que conseguiram preencher todos os requisitos, quatro estados se destacaram com a maior quantidade de escolas: Ceará, com 55; Espírito Santo, com 14; Goiás, com sete e Pernambuco, com sete também
Goias tem 7 escolas públicas no ranking das 100 melhores do Brasil
29/09/2019, às 00:05 · Por Pedro Lopes
Visando mensurar a qualidade da educação para estudantes de baixa renda, a Fundação Lemann analisou 9ª edição do Excelência com Equidade” avaliou mais de 5 mil escolas públicas, das quais apenas 100 preenchiam todos os requisitos. Goiás é representado por sete escolas.
Para chegar aos resultados, o estudo se valeu de indicadores de nível socioeconômico de 1 a 3, de acordo com a classificação de 2015 do Inep; nível de proficiência dos alunos na Prova Brasil 2017, atingindo pelo menos 275 pontos em língua portuguesa e 300 pontos em matemática; além de taxa de aprovação de no mínimo 95%;
Também foi levado em consideração a pontuação média no Enem, cujo critério era resultado igual ou acima da média nacional nas provas objetivas(maior ou igual a 515 pontos); em Redação, o critério era resultado igual ou acima da média nacional (maior ou igual a 558 pontos). Por fim, era exigido uma média igual ou superior a 500 pontos em todas as quatro grandes áreas avaliadas pelo Enem.
Ao todo, foram avaliadas 5.042 escolas públicas em todo o país. Das qauis 100 que conseguiram preencher todos os requisitos, quatro estados se destacaram com a maior quantidade de escolas: Ceará, com 55; Espírito Santo, com 14; Goiás, com sete e Pernambuco, com sete também.
Em goiás, três das sete unidades no ranking estão em Goiânia. São elas: Colégio Estadual Professor Pedro Gomes, Colégio Estadual Juvenal José Pedroso e Colégio Estadual Pré-universitário. O restante estão no interior do estado. O Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho, em Inhumas; o Colégio Estadual Polivalente Antônio C. Paniago, em Mineiros; o Colégio Estadual Brasil, em Córrego do Ouro e o Colégio Estadual Professor Sérgio Fayad Generoso, em Formosa.
Educação Pública Fundação Lemann