Matérias
DivulgaçãoAparelhos com danos estão vindo de diversos hospitais de Goiás para que possam ser consertados
UFG conserta 20 ventiladores mecânicos para vítimas de covid-19
06/05/2020, às 09:17 · Por Pedro Lopes
Ao todo, 20 ventiladores mecânicos já foram consertados e entregues à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás por pesquisadores da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC/UFG).
Cerca de 40 pessoas participaram do conserto dos equipamentos, incluindo pesquisadores, professores, profissionais e estudantes da UFG, Instituto Federal de Goiás (IFG), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO), além de engenheiros independentes e voluntários.
Os respiradores já estão sendo usados para auxiliar em casos críticos de infecção por covid-19. Os aparelhos com danos estão vindo de diversos hospitais de Goiás para que possam passar pelas mãos dos especialista. Ao todo, a equipe já recebeu 82 aparelhos.
O professor Rodrigo Pinto Lemos, que compõe a equipe, também faz parte do time que está desenvolvendo um protótipo de ventilador mecânico hospitalar com preço bem mais acessível - cinco vezes menor do que os vendidos no mercado. Antes da pandemia, um aparelho do tipo valia R$ 100 mil, mas com a pandemia o valor dobrou.
Covid-19 Saúde UFG