Matérias
DivulgaçãoEspecialistas alegam que ao abordar apenas a mobilidade e o sistema viário, pode negligenciar outros aspectos, como a saúde e o sistema de energia
Plano Diretor de Goiânia: projeto prevê maior verticalização da cidade
30/06/2020, às 09:36 · Por Pedro Lopes
O Plano Diretor de Goiânia, encaminhado pelo município em julho de 2019, tem suscitado debates sobre a verticalização da cidade. O que se acena são mais prédios de maior altura e com maior concentração populacional por bairro.
A ideia é relatada em estudo técnico da consultoria ITCO, contratada pela Câmara Municipal, e deve ser incluída no relatório da subcomissão de Ordenamento Territorial da Comissão Mista.
O argumento da consultoria é o de que o projeto tornaria a cidade mais compacta e mais adensada em eixos estruturados nos próximos 10 anos.
Por outro lado, há especialistas que confrontam a ideia. Alega-se que a pauta, ao abordar apenas a mobilidade e o sistema viário, pode negligenciar outros aspectos, como a saúde, por não incluir outras necessidades da população.
É o que pensa a integrante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), Regina Faria de Brito. “Não é só o sistema viário, tem que avaliar se vai ter água, energia, esgoto e mesmo equipamentos públicos para todos, como escolas, unidades de saúde e outros”.
Plano Diretor de Goiânia