Matérias
Divulgação/SintegoEm muitos casos, o Sintego tem entrado com ações na Justiça
Servidores do Estado são negativados no SPC/Serasa porque Estado não repassa consignado
26/07/2019, às 01:01 · Por Pedro Lopes
Uma denúncia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) aponta constrangimentos dos servidores públicos por ‘causa da incompetência do governo estadual’. Segundo o sindicato, os problemas vão desde a falta de informações básicas sobre o endividamento, a aumento das taxas de juros, dificuldade para conseguir trocar de banco e, até, inclusão do nome em órgãos de proteção ao crédito, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
A negativação do nome se deve ao fato de o Estado descontar da folha de pagamento do servidor a parcela do empréstimo e não repassá-la aos bancos. Entretanto, conforme o Sintego ressalta, ‘deveria ser o Estado punido por não fazer o repasse. Não o servidor, uma vez que o saldo é descontado normalmente do salário’.
O Sintego orienta, ainda, os trabalhadores em Educação que se sentirem prejudicados em relação a empréstimos consignados a procurarem a assessoria jurídica do sindicato para orientação e auxílio. Em muitos casos, o Sintego tem entrado com ações na Justiça.
Sintego Consignado Ronaldo Caiado