Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

Municípios goianos solicitaram um total de 115 UTIs à rede estadual, enquanto que anteriormente isso havia sido feito por 61 vezes

Sobe taxa de ocupação por Covid-19 em Goiás

10/06/2022, às 11:55 · Por Redação

Depois de uma queda nas internações, Goiás voltou a registrar alta na ocupação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com casos graves de pacientes com Covid-19, com taxas de 88%, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e levantamento do jornal O Popular. No mês passado, os municípios goianos solicitaram um total de 115 UTIs à rede estadual, enquanto que anteriormente isso havia sido feito por 61 vezes.

A média com relação aos primeiros seis dias de junho, último dado informado pela secretaria estadual, também já é maior do que a registrada no mês anterior. Em maio foram 3,7 solicitações por dia e nestes primeiros dias do mês o índice aponta 9,3 pedidos diários. Levando em conta a soma das UTIs para pacientes adultos e pediátricos, o número se eleva para 4,6 em maio ante 10 nos primeiros seis dias de junho.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO), Verônica Savatin, acredita que esta alta de solicitações se dá por uma alta de casos não só da Covid-19, mas também de outras doenças, incluindo síndromes respiratórias e dengue, que ocupam os leitos nas cidades. Assim, os municípios não estão reabrindo os leitos de Covid-19 por ter outras prioridades.

A alta ainda não atingiu os leitos de UTIs pediátricas, o que só ocorreu neste ano na comparação de fevereiro com janeiro. Já em maio o número de solicitações destes leitos foi 28, enquanto que em abril os municípios pediram 54 vezes. A SES-GO informa que “está reestruturando a rede estadual de leitos pediátricos para leitos de isolamento”. A expectativa é que estejam adequados para receber pacientes gerais e os que necessitem de isolamento.

Com relação aos pedidos totais de internação, ou seja, somando as unidades intensivas e os tratamentos nas enfermarias, a comparação de maio com abril mostra um aumento de 33,07%. No mês passado foram 341 solicitações ante 257 anteriormente. Nos seis primeiros dias de junho, com base neste dado, a SES-GO já recebeu 143 pedidos dos municípios, ou seja, uma média de 23,83 por dia. No total do ano, a secretaria estadual tem um índice de demanda municipal de 25,52 solicitações diárias, o que indica um primeiro trimestre do ano com mais pedidos.


Covid-19 Leitos Taxa de Ocupação UTI Goiás