Matérias
Divulgação
Goiás tem crescimento de 91% no número de eleitores com menos de 18 anos
Goiás tem crescimento de 91% no número de eleitores com menos de 18 anos
17/06/2022, às 10:40 · Por Redação
Apesar da variação total do eleitorado goiano estar dentro da normalidade, o aumento da quantidade de eleitores com menos de 18 anos chama a atenção, quando se observam os números do perfil dos que vão votar em Goiás neste ano. Os dados foram coletados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).
Goiás conta com 4,8 milhões de eleitores em 2022. Aproximadamente 9% a mais que o eleitorado em 2018. O aumento é considerado dentro do esperado por especialistas, porque acompanha o crescimento populacional. Por outro lado, a quantidade de pessoas com menos de 18 anos que fizeram o título de eleitor, mesmo que o voto seja apenas facultativo para jovens com 16 e 17 anos de idade, subiu 91,7% de uma eleição geral para a outra.
Em 2018, eram 44.061 eleitores dessa faixa etária. Em 2022, a quantidade subiu para 84.490. Quase o dobro. O cientista político Guilherme Carvalho disse ao jornal O Popular que os jovens foram levados ao recrutamento eleitoral devido a influências nas mídias digitais. “Isso foi forte em 2018, mas se intensifica em 2022. Os influencers se tornaram cabos eleitorais muito poderosos”, diz.
Ele avalia também que o cenário de polarização política, especialmente na disputa presidencial entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), colaborou para esse maior engajamento jovem. Carvalho, porém, alerta que o recrutamento não significa redução na abstenção eleitoral.
“Muito pode acontecer daqui para lá, ademais tem gente que pode se tornar um eleitor ativo antes da eleição, mas a paixão ceder lugar para outras paixões e a pessoa não aparecer para votar”, diz.
Para o advogado eleitoral Danúbio Remy, o crescimento nessa faixa etária mostra um aumento da participação voluntária, já que o voto não é obrigatório para as pessoas com 16 ou 17 anos.
Outra diferença significativa em relação a 2018 é na quantidade de pessoas que vão utilizar o nome social. Passou de 263 naquele ano para 1.109, em 2022. Acima de 300% a mais. A inclusão do nome social, utilizado por pessoas transexuais e travestis, no título de eleitor foi um direito assegurado por uma portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), publicada há quatro anos.
Eleitores Jovens TRE Goiás Eleições 2022