Matérias
Divulgação
Conforme dados do TSE, PT e PP têm maior presença no interior de Goiás
PT e PP têm maior presença no interior de Goiás
18/06/2022, às 11:10 · Por Redação
O Partido Progressistas (PP) e o Partido dos Trabalhadores (PT) são os dois partidos com maior presença nos municípios goianos, como mostra levantamento feito pela coluna Giro, do jornal O Popular, publicado neste sábado, 18, com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nas tratativas de alianças em Goiás, o PP flerta com a base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o PT está na oposição. Conforme os dados do TSE, a sigla presidida pelo ex-deputado federal Alexandre Baldy, que também é pré-candidato ao Senado, não tem nenhum diretório formado no Estado, mas conta com comissões provisórias em 200 dos 246 municípios. Enquanto isso, o PT está presente em 170, sendo que são 161 diretórios e apenas 9 órgãos provisórios.
Na sequência, aparecem o PDT, da base do governador Ronaldo Caiado, que está presente em 161 municípios e possui 127 comissões provisórias, e o PSDB. A sigla do ex-governador Marconi Perillo, que ainda não definiu qual cargo vai disputar nas Eleições de 2022, está em 154 municípios e em 24 deles possui organizações partidárias definitivas.
Comandado por Caiado, o União Brasil segue organizado apenas em Goiânia. Já o MDB de Daniel Vilela, pré-candidato a vice-governador na chapa governista, está em 86, com 67 comissões provisórias e 19 diretórios.
Os partidos com maior número de diretórios são de esquerda ou centro-esquerda. O PT é seguido pelo PSB, que está presente em 71 municípios e possui apenas 6 órgãos provisórios, e pelo Cidadania, que tem está em 53 cidades e possui 36 órgãos definitivos.
Os três maiores partidos que só têm comissões provisórias integram o Centrão no Congresso Nacional. Além do PP, se destacam PL e Republicanos, que estão em 124 e 64 municípios goianos, respectivamente.
PP PT Presença Goiás Eleições 2022