Matérias
Divulgação
A dívida média de cada pessoa está em R$ 4.139
Quase 40% dos goianos estão com nome 'sujo' e contas em atraso
20/06/2022, às 11:12 · Por Redação
Levantamento do Serasa aponta que quase 40% dos goianos não conseguiram pagar suas contas em dia e estão com registro nos serviços de proteção ao crédito, o que representa 2,150 milhões de consumidores inadimplentes no Estado, sendo 534 mil só na capital.
Os goianos devem, principalmente, bancos, cartões de crédito, lojas de varejo e até contas básicas, como água, luz e gás. A dívida média de cada pessoa está em R$ 4.139. Com a conjuntura econômica atual, de alta da inflação e dos juros, a tendência é que a taxa de inadimplência continue elevada. Em todo Brasil, já são 66,1 milhões de devedores, problema causado por fatores internos e externos.
Entre as recomendações para não se endividar demais, estão sempre planejar os gastos, anotando tudo em uma planilha; buscar auxílios do governo, como o saque emergencial do FGTS, e ter cuidado com cartões de crédito, que têm juros muito elevados e respondem por boa parte da inadimplência do brasileiro.
O levantamento da Serasa mostra que algumas áreas tiveram aumento da pontualidade, como seguros, planos de saúde e serviços de assinatura de filmes e séries, muito demandados durante as medidas de isolamento social com a pandemia.
Dívidas Negativo Serasa