Matérias
Divulgação
O objetivo é evitar prejuízos com a venda posterior de um grande volume de combustível que tenha sido adquirido por um preço mais alto, quando a medida entrar em vigor e os valores praticados caírem
Expectativa por ICMS menor, postos em Goiânia já reduzem estoques de combustíveis
23/06/2022, às 14:14 · Por Redação
Os postos de combustíveis de Goiânia trabalham com estoques reduzidos desde que o Congresso Nacional aprovou o projeto que limita a cobrança de ICMS do produto em 17%. O objetivo é evitar prejuízos com a venda posterior de um grande volume de combustível que tenha sido adquirido por um preço mais alto, quando a medida entrar em vigor e os valores praticados caírem.
Com isso, alguns postos chegam a ficar sem algum tipo de combustível em determinados momentos, quando há um atraso nas entregas. Com a perspectiva de uma redução significativa do preço, com a limitação do ICMS em 17%, o prejuízo será muito grande se o posto tiver muito estoque.
Na semana passada, o Congresso Nacional aprovou um projeto de lei apoiado pelo governo que limita o ICMS de combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte coletivo a 17%. A medida ainda precisa ser sancionada pelo presidente. Hoje, em alguns estados, o porcentual é maior que 30%.
O relator do projeto, senador Fernando Bezerra (MDB), também propôs zerar as alíquotas do PIS/Pasep, da Cofins e da Cide sobre o etanol até o fim do ano. Pé no freio Diante disso, os donos de postos de combustíveis estão indecisos sobre a renovação dos estoques dos estabelecimentos em meio ao aumento da Petrobras nas refinarias e a expectativa da sanção do projeto que reduz o ICMS.
Combustíveis Goiás ICMS