Poder Goiás
Goiânia, 03/04/25
Matérias
Divulgação

O Ribeirão Piancó abastece Anápolis, município do Centro do Estado, onde residem 396.526 habitantes e abriga o Daia

Quase 670 mil mudas serão plantadas para recuperar bacias do Rio Meia Ponte e Ribeirão Piancó

28/06/2022, às 09:18 · Por Redação

Mananciais de abastecimento público, com a qualidade ambiental comprometida, as bacias hidrográficas do Rio Meia Ponte e do Ribeirão Piancó devem receber ao menos 669 mil mudas para a recuperação de todo o território de influência deles. O plantio faz parte de um conjunto de ações que também envolve o cercamento de áreas de preservação permanente (APP), recomposição florística de 276 trechos de mata ciliar e educação ambiental. A informação é do jornal O Popular.

O trabalho envolve a Saneago, uma das usuárias da bacia, e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), gestora da bacia. O Ribeirão Piancó abastece Anápolis, município do Centro do Estado, onde residem 396.526 habitantes e abriga um importante parque industrial, o Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). 

 A bacia do Meia Ponte tem importância crucial para a sobrevivência das pessoas e da economia de Goiás. Nela residem cerca de 2.589.744 habitantes, ou seja, um a cada três do estado. Neste território há atividades de agricultura e pecuária consideráveis, que dependem da água para o próprio desenvolvimento. Os rebanhos bovinos (902.334), suíno (71.647) e de aves (9.610) somam 983.591, conforme prognóstico elaborado pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (Funape-UFG).



Daia Rio Meia Ponte Ribeirão Piancó Saneago Governo de Goiás