Poder Goiás
Goiânia, 03/04/25
Matérias
Divulgação

Retomada do mercado de trabalho e alta dos juros, para compra da casa própria, ajudam a explicar o fenômeno

Com escalada dos juros, índice do aluguel fica em 19,55% em Goiânia

04/08/2022, às 01:37 · Por Redação

A média do aluguel em Goiânia cresceu 19,55%, a maior segundo pesquisa em 25 cidades, com base em anúncios na internet, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A informação é do jornal O Popular.

As capitais Florianópolis, 18,6%, e Salvador, 15,26% veem logo em seguida. Fortaleza, Curitiba e Belo Horizonte tiveram média de pouco mais de 13%.

No Brasil, a média do índice do reajuste do aluguel ficou em 9,49%, de acordo com o levantamento da Fipe, ou seja, bem acima do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerado a inflação oficial do país, de 5,49% no mesmo período.

A explicação para esse aumento substancial, segundo o economista do DataZap, Pedro Tenório, vem da resposta positiva do mercado de trabalho depois do avanço da vacinação contra a Covid-19 no país. Esse cenário, juntamente com o aumento IPCA, permite aos proprietários acompanhar a alta progressiva do valor dos aluguéis.

Além disso, muitos brasileiros deixaram de comprar a casa própria em razão do salto nos juros. A taxa básica (Selic) passou de 2%, em meados de 2021, para 13,25%. A solução então foi refazer as contas e voltar ao aluguel. 


Fipe Inflação Aluguel