Matérias
Divulgação
Bloco encontrado em Anápolis foi encaminhado para Abadia de Goiás, onde será analisado
Cnen diz que material suspeito encontrado em Anápolis não emite radiação
20/08/2022, às 08:23 · Por Redação
O bloco contendo possível cápsula de raio-x de consultório odontológico com substância radioativa, encontrado no quintal de uma residência na Vila Santa Isabel, em Anápolis, na tarde desta sexta-feira, 19, não apresenta riscos para a população, conforme constatou um especialista da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e bombeiros que examinaram o local.
Com ajuda de um aparelho que realiza a medição radiométrica, os técnicos constataram que o material não emite raios que produzem risco para as pessoas. "Ainda não se sabe o que há dentro do bloco. Ele foi recolhido e foi encaminhado a Goiânia. De lá, segue para Abadia de Goiás, onde será feito um estudo para saber se tem necessidade de quebrar para ver o que há dentro ou se guarda com os demais rejeitos radioativos", afirmou o tenente do Corpo de Bombeiros Alex Glauxo.
O coordenador do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste (CRCN-GO), o físico Walter Mendes Ferreira informou ao jornal O Popular que "o bloco de concreto foi recolhido e levado para o CRCN-CO” com o objetivo de minimizar o impacto psicológico junto à população.
Ocorrência
O Corpo de Bombeiros de Anápolis foi acionado, na tarde de sexta-feira, 19, em uma residência na Vila Santa Isabel para investigar um bloco de concreto suspeito de conter material radioativo. Conforme o tenente Alex Glauco, a ocorrência chegou por meio da Polícia Militar, que recebeu uma denúncia dizendo que um morador guardava uma arma sem registro e um bloco de concreto em uma caixa de ferro contendo um cabeçote de raio-x de consultório odontológico com possível material contendo substância radiotativa.
Bloco Suspeito Cnem CRCN Anápolis Goiás