Poder Goiás

Goiânia, 11/04/25
Matérias
Divulgação

Serviço do transporte coletivo que vai cobrar R$ 2,15 dos usuários que se locomoverem por até 5 quilômetros a cada viagem deve ser iniciado ainda neste mês

Meia-tarifa no transporte coletivo começa em cidades da Região Metropolitana de Goiânia

10/09/2022, às 16:38 · Por Redação

O serviço de meia-tarifa no sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia deve ser implantado ainda neste mês, a começar, por meio de um programa-piloto, em cidades como Trindade, Goianira e Senador Canedo, que possuem linhas internas. A intenção é criar linhas específicas que tenham um trajeto de até 5 quilômetros no valor de R$ 2,15.

Ao jornal O Popular, o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, disse que o início do serviço ainda não tem uma data definida e a escolha pelas cidades com linhas menores se dá justamente para verificar como será o funcionamento antes de começar em Aparecida de Goiânia e na capital.

O funcionamento vai ocorrer com a cobrança do valor reduzido diretamente dos cartões utilizados pelos usuários ou das viagens, no caso de utilização do benefício Bilhete Único ou do Passe Livre do Trabalhador (PLT), que são os dois serviços já lançados pelo sistema metropolitano neste ano.

Em fevereiro, a Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), que foi reformulada pela lei estadual 169/2021 em dezembro passado, divulgou que seriam adotados oito novos serviços no sistema, um a cada mês a partir de abril. Nesse período, houve o lançamento do Bilhete Único (abril) e PLT em maio, mas os outros ainda não estão funcionando.

O presidente da CMTC afirma que isso ocorreu por uma questão de prioridades na solução de problemas, já que nesta mesma época, em junho, houve a suspensão da licitação de aluguel de 114 ônibus elétricos pela Metrobus para a operação no Eixo Anhanguera.

A situação da empresa, cujo maior acionista é o Estado de Goiás, piorou com as constantes retiradas de veículos de operação em razão de problemas mecânicos e, então, foi necessário um acordo emergencial com as demais concessionárias para um incremento de ônibus na principal linha da região metropolitana.

“Isso ocorreu porque tivemos que socorrer outras situações, foi uma questão de prioridades ao que era mais urgente. Buscamos o acordo emergencial, conseguimos uma frota que veio de Brasília e o Eixo Anhanguera, que tinha 84% no cumprimento de viagens, chegou agora a 95%”, diz Abreu.

Nos próximos dias será ofertado o pagamento das viagens por PIX, a partir do uso do Whatsapp. Mas ainda não há previsão para a funcionamento dos demais serviços anunciados em fevereiro, como o Cartão Família, que permite o uso de até cinco pessoas em uma mesma validação aos sábados e domingos. Ainda haverá o Cartão Pós-Pago, que vai gerar uma fatura ao usuário no final do mês com todos os usos, e os bilhetes Diário (com um valor que vai permitir o uso de todo o sistema em 24 horas) e Semanal (uso liberado por sete dias a partir de um valor fixo).


Cidade Transporte Coletivo Meia-Tarifa Goiânia Trindade Senador Canedo Goianira Região Metropolitana de Goiânia