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O consumidor consegue registrar uma reclamação também na plataforma Procon Web
Procon Goiás registra mais de 25 mil denúncias contra ligações de telemarketing
20/09/2022, às 13:59 · Por Redação
O Procon Goiás registrou, desde o início do ano até a
primeira semana de setembro, mais de 25 mil denúncias, dúvidas e reclamações de
consumidores contra ligações de telemarketing. O número se aproxima do total
registrado em 2021, quando o órgão de defesa do consumidor recebeu 27.254
demandas contra prática abusiva das operadoras de telefonia.
Inclusive, é possível solicitar o bloqueio de telemarketing
por meio do proconweb.ssp.go.gov.br. Nele, o consumidor pode cadastrar até três
números de telefone da mesma titularidade para impedir as ligações indesejadas.
Após o pedido, as empresas têm prazo de 30 dias para cumprir a legislação.
"Os consumidores não podem ser importunados com várias
ligações de ofertas de produtos e serviços ao longo do dia, pois essa é uma
prática considerada abusiva. É muito importante que, após o pedido de bloqueio,
passado o prazo e as empresas continuarem desrespeitando o desejo do
consumidor, o Procon seja acionado para tomar as providências", orienta
Levy Rafael, superintendente do Procon Goiás.
Se as ligações persistirem, os consumidores devem registrar uma
reclamação, também na plataforma Procon Web, para que seja instaurado um
processo administrativo contra a empresa. O desrespeito pode culminar em multa
que veria de R$ 754 a R$ 11,3 milhões, dependendo do faturamento econômico da
reclamada. Neste ano, mais de 5,3 mil pedidos foram realizados.
Procon Goiás Telemarketing