P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 02/04/25
Matérias
Divulgação

Os artesãos goianos que conquistaram a posição relataram sentimento de vitória e emoção pelo resultado

Goiás tem 4 vencedores no Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato

27/09/2022, às 16:05 · Por Redação

Goiás teve quatro vencedores na 5ª Edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. As cem peças de produção artesanal que tiveram o reconhecimento passaram por três etapas de análise, sendo a etapa final de avaliação realizada por uma banca de jurados, especialistas do mercado. O próximo passo, que está em andamento, será a etapa de produção do Catálogo Comercial do prêmio. 

Os artesãos goianos que conquistaram a posição relataram sentimento de vitória e emoção pelo resultado. A goianiense Celma Grace de Oliveira, de 52 anos, é um dos nomes escolhidos. Ela, que representou na seleção a cooperativa Bordana (@coopbordana) da qual é fundadora e presidente, conta que a notícia foi uma satisfação para todas as bordadeiras envolvidas. “Estar no TOP 100, o prêmio mais importante do artesanato no Brasil, é uma emoção grande”, diz.

Chegar neste momento de sucesso não foi nada fácil, relata a artesã. A cooperativa, formada em 2008, foi uma forma de superação pessoal. O nome escolhido significa “Bordados + Ana” e se refere à filha de Celma, que faleceu em 2007, aos dez anos de idade. Ana Carol gostava de desenhar, criar e sonhava em ser designer de moda. “Também sou filha de bordadeira e costureira, e foi por isso, no momento mais difícil da minha vida, pensei na minha mãe, na minha filha e na história de tantas mulheres que foram buscar no artesanato, e especialmente no bordado, a superação de algum momento difícil da vida”, aponta.  

Agora, os próximos passos das bordadeiras será expandir no mercado internacional. Apesar de já terem peças vendidas por todo país e algumas fora, a ideia é crescer ainda mais. Esse também é o desejo de outros artesãos goianos, que se destacaram na seleção. É o caso do artesão Valmir Neves (@valmir-neves), de 42 anos, que mora em Aparecida de Goiânia e trabalha com esculturas em cerâmica há mais de 20 anos. 

A expectativa, segundo ele, é que esse prêmio traga maior visibilidade ao seu trabalho e novas oportunidades. Ele, que faz peças para decoração de jardins e arte sacra barroco, já fez exposições em diversas capitais do país e participa atualmente da exposição do Centro Sebrae de Referência de Artesanato Brasileiro – CRAB (@crabsebrae), no Rio de Janeiro. 

“Toda vez que recebia um e-mail falando que eu tinha passado para uma próxima fase era uma alegria, e quando recebi a notícia que ganhei, ficando entre os cem, eu e todos à minha volta comemoraram muito”, relata. As peças enviadas pelo artista foram um anjo (Miguel Arcanjo), um anjo da guarda e uma escultura de Nossa Senhora Auxiliadora. 

Quem também levou o prêmio para casa é o artesão goiano Carmelito Santos (@carmelitomb), de 56 anos. Logo em sua primeira participação já se destacou e conquistou o TOP 100. Ele conta que começou no mundo das artes em 1998, como artista plástico, mas se encontrou depois no que ama: esculturas de animais. O feito deu tão certo que a agenda do artista está toda fechada este ano, e já conquistou centenas de brasileiros por toda parte do país, que encomendam suas peças e fazem coleção. 

 As figuras bovinas são as mais pedidas. “Como eu já conhecia o animal de perto acabei pegando esse público que conhece bem e cria raças. Tem uma série de detalhes que querem e acabo me diferenciando”, aponta. Para chegar nesse resultado, ele conta que a ajuda do Sebrae Goiás foi fundamental. “Em 2009 viram meu trabalho e gostaram. De lá para cá fui aperfeiçoando”, destaca. Na pandemia ele resolveu criar um canal no Youtube, e já chegou a vender peças para a Austrália. O público que mais assiste seus vídeos é da Índia. 

Para fechar o grupo goiano vencedor, está o artista João Gomes da Silva, de 52 anos, mais conhecido como mestre “Juão da Fibra”. (@juaodefibra). Ele, que saiu do Ceará e vive em Novo Gama (GO), entorno do DF, trabalha com todo tipo de fibra brasileiras há cerca de 40 anos e, graças à parceria com o Sebrae Goiás (@sebraegoias), foi possível alcançar mais pessoas em sua trajetória. O artista também está com suas peças expostas no CRAB e tem peças vendidas dentro e fora do país. 

 Mesmo com um caminho de sucesso, o artesão conta que ganhar o TOP 100 também foi uma surpresa. “Eu nem acreditava muito, mas o pessoal estava insistindo para me inscrever, então no último dia, fiz (a inscrição). A partir daí veio acontecendo uma sucessão de momentos incríveis e não tenho dimensão do que pode acontecer com tudo isso, com mais essa conquista”, diz.


Sebrae Artesãos Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato Goiás