Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

De acordo com o diretor artístico e maestro Neil Thomson, o concerto vai apresentar três grandes mestres muito diferentes estilísticamente

Com apresentação gratuita, Filarmônica de Goiás faz concerto no Palácio da Música

28/09/2022, às 19:00 · Por Eduardo Horacio

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) se apresenta nesta quinta-feira, 29, a partir das 20 horas, no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O concerto é aberto à comunidade e a entrada é por ordem de chegada. No programa, “Suite Orquestral No.3”, de Johann Sebastian Bach; “Sinfonia Mathis der Maler”, de Paul Hindemith, e “Sinfonia No.2 Londres”, de Ralph Vaughan Williams.

De acordo com o diretor artístico e maestro Neil Thomson, o concerto vai apresentar três grandes mestres muito diferentes estilísticamente. “Vamos das danças sublimes de Bach ao mundo visionário de Vaughan Williams. E ainda com a obra de Hindemith, inspirada nas pinturas do precursor do expressionismo, Matthias Grünewald”, explica.

Hindemith foi um dos compositores mais importantes do século XX, que influenciou outros artistas de todo o mundo. Dentre eles, Cláudio Santoro e César Guerra-Peixe. “A Sinfonia ‘Mathis Der Maler’ (Matthias, o Pintor) é retirada da ópera de mesmo nome. Essa ópera foi proibida pelos nazistas, porque a consideraram subversiva”, contextualiza Neil Thomson.

O concerto vai terminar com uma das melhores sinfonias britânicas, evocação visionária e atmosférica de Vaughan Williams, de Londres, às vésperas da Primeira Guerra Mundial. “A música captura a alma da minha cidade natal e é cheia de cor, humor e vitalidade. Vaughan Williams, como tantos artistas, sentiu que um apocalipse estava por vir e retrata isso na obra. Tanto é que o último movimento tem um clímax dramático trágico, para só depois voltar para a calmaria”.


Orquestra Filarmônica de Goiás OFG Palácio da Música CCON Música Música Clássica Música Erudita Cultura