Matérias
Divulgação
Perda da cobertura nativa no Estado de Goiás ocorreu de 2000 a 2020
Goiás teve a 4ª maior redução de vegetação nativa, diz IBGE
08/10/2022, às 15:40 · Por Redação
Uma pesquisa inédita do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que Goiás teve a quarta maior redução da vegetação nativa do país nos últimos 20 anos. O estudo "Contas Econômicas Ambientais da Terra: Contabilidade Física, 2000/2020'' foi divulgado nesta sexta-feira, 7. Segundo o órgão, Goiás teve uma redução de mais 31 mil km², menos 22% em sua vegetação nativa (florestal e campestre). O estado perde apenas para o Pará, Mato Grosso e Rondônia.
Separando por tipo de vegetação nativa, os resultados mostram que Goiás teve o terceiro maior recuo do país em 20 anos na Vegetação Campestre, representando mais 22 mil km², 20% a menos, sendo inferior apenas às reduções nos estados do Tocantins (-26.207 km²) e Mato Grosso (-22.868 km²).
Segundo o IBGE, em Goiás, a vegetação campestre foi convertida, principalmente, em pastagem com manejo e área agrícola. Com relação à vegetação florestal, Goiás perdeu cerca de 8.900 km² de área o que representa uma redução de 29,4% do total da classe.
Entre as classes estudadas, a vegetação florestal foi a segunda que obteve a maior perda em 20 anos, atrás apenas da vegetação campestre. Na comparação com outros estados , Goiás perdeu a sétima maior área da vegetação florestal do país. Da mesma forma que ocorreu com a vegetação campestre, o estoque de terra ocupado por vegetação florestal foi convertido principalmente em pastagem com manejo e área agrícola.
Cidade Estado IBGE Redução de Vegetação Goiás