Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

Goiás tem o 7º pior índice de imunização do público alvo para a doença, com 57%

SES prepara equipes para diagnosticar casos de poliomielite em Goiás

18/10/2022, às 10:29 · Por Redação

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está capacitando profissionais de saúde para diagnosticar casos de poliomielite. A medida atende a uma orientação do Ministério da Saúde (MS). Segundo a Superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim , um dos fatores que motivam a decisão é que muitos profissionais nunca tiveram contato com a doença. Flúvia ressaltou que a situação é triste por causa da baixa cobertura vacinal.

Goiás tem a sétima pior taxa de imunização contra a poliomielite, com 57%. De acordo com Flúvia, o índice melhorou com o “Dia D”, mas que ainda está muito aquém da meta, que é de alcançar 95% do público-alvo. Dos 246 municípios de Goiás, 51 atingiram o percentual mínimo de imunização.

A superintendente pontua também que há uma série de motivos para a redução da cobertura vacinal.“Baixa percepção do risco, porque não tem mais a doenças, com a Covid-19 houve muita fake news sobre vacinas e as pessoas ficaram com mais medo de se imunizarem, então é uma série de motivos”, lista Flúvia. De agora em diante a comunicação que chama a atenção para o assunto vai continuar a ser feita no estado.


Vacinação Poliomielite Goiás