Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

Alunos com idade de 4 e 5 anos vão para unidades convencionais no início de 2023

Focando déficit, Prefeitura de Goiânia vai transferir 2 mil alunos de Cmeis para escolas

20/10/2022, às 10:37 · Por Redação

A Prefeitura de Goiânia quer reduzir pela metade o déficit atual de quatro mil vagas nos Centros Municipais de Educação (Cmeis) transferindo dois mil alunos para escolas. A informação foi dada pelo secretário de Educação Wellington Bessa, durante o CBN Talk, realizado na sede do Grupo Jaime Câmara nesta quarta-feira, 19.

A medida deve causar polêmica, pois nas escolas, exceto as de tempo integral, o aluno permanece durante um turno, diferente do que ocorre nos Cmeis, onde o horário é geralmente das 7h às 17h. A redução na carga horária poderá receber reclamações de pais que dependem do período maior de permanência dos filhos para trabalhar.

Estes estabelecimentos recebem meninos e meninas com até cinco anos de idade. A transição deve ser efetivada no início do próximo ano letivo. A gestão da pasta argumenta que esta é uma maneira de aumentar o aproveitamento de salas que hoje estão subutilizadas nas escolas.

“Nós acreditamos que serão geradas 4 mil novas vagas: 2 mil somente nos Cmeis, porque esta turma de 5 anos nós não iremos fechá-la pura e simplesmente. Nós iremos pegar esta turma de 5 anos, deslocar para a escola e abrir uma turma de 2 ou 3 anos, que são as demandas maiores que nós temos”, ressalta.

“Nós sabemos da necessidade dos pais em ter a criança mais tempo na escola, por isto nós estamos investindo nas escolas de tempo integral. Agora, nós não podemos permitir que esta criança que já tenha a capacidade e já esteja madura para ser alfabetizada continue na creche sem ter esse acesso específico ao aprendizado”, argumenta o secretário.

 


Cmei Educação