Matérias
Divulgação
Depois de três meses em queda, aumento da inflação se deu por conta de gastos com transporte, alimentação, bebidas, saúde e cuidados pessoais
Goiânia registra alta na inflação de 0,56% e torna a mais alta do País
26/10/2022, às 11:10 · Por Redação
Goiânia registrou alta de 0,56% na inflação após três quedas consecutivas. Os dados serão referentes à segunda quinzena de setembro e a primeira de outubro. Essa foi a maior alta entre as 11 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ficou acima da média nacional. A inflação prévia medida pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) já acumula alta de 6,85% nos últimos 12 meses.
Entre os principais itens que puxaram a alta do índice em Goiânia estão os valores dos veículos próprios, que somam alta acumulada no ano de 11,49%, serviços pessoais com alta de 7,20% e alimentação fora de casa registrou aumento acumulado no ano de 11,40%. Também são destaques na alta da inflação identificada nos produtos de higiene pessoal, plano de saúde e transporte público.
Medicamentos também tiveram destaque e já somam alta de 12,69% em 2022. A gasolina voltou a subir e registrou alta de 0,89% após quatro meses de quedas. O item avaliado que mais subiu foram as passagens aéreas com mais de 39% de aumento só neste mês de outubro. No acumulado dos últimos 12 meses as passagens de avião registram alta de mais de 51%.
Inflação Alta IPCA IBGE Goiânia Goiás