Matérias
Divulgação
Prefeito afasta influência do grupo de Brasília, que comandou a gestão desde abril do ano passado, quando rompeu com o MDB
Rogério Cruz troca secretários e recontrata comissionados
29/10/2022, às 16:16 · Por Redação
Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) trocou secretários com exonerações na Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e no Escritório de Prioridades Estratégicas (EPE).
Everton Schmaltz sai da Seinfra e assumirá o EPE, no lugar de Felipe Alves de Lima, o último nome indicado pelo presidente do Republicanos do Distrito Federal, Wanderley Tavares.
Já o secretário de Administração, Denes Pereira, passará a acumular interinamente a Seinfra. O prefeito também revogou nova leva de exonerações com novos decretos que reincluem cerca de 220 comissionados e 24 funções comissionadas.
As revogações alcançam músicos da Orquestra Sinfônica de Goiânia, coordenadores de unidades de saúde e gerentes, diretores e superintendentes de várias pastas.
Com as trocas no secretariado, o prefeito quer reconfigurar a equipe conforme o novo cenário dos resultados das eleições deste ano e tentar fortalecer um grupo de alianças para pavimentar o caminho para o projeto de reeleição em 2024.
Além disso, afasta de vez a influência do grupo de Brasília, que comandou a gestão desde abril do ano passado, quando o MDB rompeu com Cruz.
No início de agosto, o prefeito promoveu substituições no EPE e na Semad, exonerando Arthur Bernardes e Eduardo Merlin, ambos do grupo de Brasília. Grupos políticos que disputaram as eleições do dia 2 e saíram derrotados não devem permanecer com espaço na Prefeitura. O prefeito também estaria interessado em trocar nomes com rendimento aquém do esperado em alguns setores. Quantos aos 1,46 mil comissionados exonerados, as revogações ou novas contratações ocorrerão aos poucos. O líder do Governo na Câmara, Anselmo Pereira (MDB), diz que o prefeito deve se reunir individualmente com vereadores da base a partir da próxima semana para tratar das indicações.
Nota da Prefeitura de Goiânia
- Em relação às mudanças no primeiro escalão da administração, publicadas no Diário Oficial do Município (DOM), nesta sexta-feira (28), a Prefeitura de Goiânia informa o que se segue:
- As mudanças integram o processo de reorganização administrativa em curso e visam a impulsionar a execução dos projetos da Prefeitura de Goiânia;
- O prefeito Rogério Cruz agradece a Felipe Alves pelo trabalho dedicado à frente do Escritório de Prioridades Estratégicas (EPE);
- O EPE passará a ser gerido pelo ex-secretário de Infraestrutura Urbana, Everton Schmaltz, que comandará a execução do maior pacote de investimentos da história da Prefeitura de Goiânia, cujo montante ultrapassa R$ 1,7 bilhão.
- O secretário de Administração, Denes Pereira, responde interinamente pela Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), enquanto trabalha com o prefeito Rogério Cruz para a definição de um novo titular para a Seinfra.
Rogério Cruz Secretários Mudanças