Matérias
Divulgação
Reunidos em bares, eleitores celebram a vitória de Lula na disputa presidencial mais acirrada da história do Brasil
Apoiadores festejam em Goiânia vitória de Lula nas eleições
30/10/2022, às 22:25 · Por Redação
Apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniram-se em bares de Goiânia para comemorar a vitória contra Jair Bolsonaro (PL) neste domingo, 30. Desde antes do resultado oficial, os petistas já estavam contando com a eleição de Lula. Animados, a onda vermelha acontece com muita música e emoção.
Centenas de eleitores se concentram na região Oeste da cidade e no Setor Central, no qual conta até mesmo com um trio elétrico. A celebração é acompanhada pela Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), que chegou a fechar a Alameda das Rosas, no Setor Oeste, para a celebração.
Posse de Lula
A posse do presidente ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2023, em cerimônia no Congresso Nacional. Desta vez, o mandato presidencial terá quatro dias a mais devido a uma reforma eleitoral aprovada em 2021 na qual foi definido que, em 2027, a posse presidencial será em 5 de janeiro. O PT saiu vitorioso, com o apoio de Simone Tebet (MDB), a terceira colocada no primeiro turno, e de Ciro Gomes (PDT), que ficou com o quarto lugar.
Biografia
Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945 na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco. Em 1952, a família de Lula migrou para o litoral paulista e foi morar em Vicente de Carvalho, bairro pobre do Guarujá.
Lula disputou pela primeira vez a Presidência da República em 1989, após 29 anos sem eleição direta para o cargo. Perdeu a disputa, no segundo turno, por pequena diferença de votos, mas dois anos depois liderou uma mobilização nacional contra a corrupção que acabou no "impeachment" do presidente Fernando Collor de Mello.
Em 1994 e 1998, Lula voltou a se candidatar a presidente da República e foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso. Em 2002, aos 57 anos de idade, com quase 53 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva é eleito Presidente da República Federativa do Brasil.
Em 2006, Lula, novamente na companhia do vice José Alencar, foi reeleito presidente da República com mais de 58 milhões de votos, a maior votação da história do Brasil.
Eleições 2022 Política Resultado 2º Turno Goiás