Poder Goiás
Goiânia, 03/04/25
Matérias
Carlos Costa

Para Caiado, a trajetória do homenageado deve servir de inspiração para a classe política goiana

Caiado participa de homenagem ao ex-governador Iris Rezende na Alego

08/11/2022, às 22:02 · Por Redação

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta terça-feira, 8, de homenagem realizada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) a Iris Rezende Machado, que morreu aos 87 anos no dia 9 de novembro de 2021, e dedicou 70 anos à vida pública, com participação ativa na redemocratização do Brasil pós-ditadura e que deixou grande legado ao exercer os cargos de governador de Goiás, vereador e prefeito de Goiânia, deputado estadual e ministro de Estado. Uma cerimônia marcou o descerramento do busto de Iris Rezende, que também dá nome ao plenário da Casa, onde foi instalada a honraria aprovada por unanimidade pelos deputados, em março deste ano.

“Aprendi muito com ele. Iris Rezende tinha uma sabedoria própria. Era um instinto, um dom que Deus lhe deu. Era algo que ele tinha: um carisma que atraía as pessoas no lugar onde ele chegava”, afirmou o governador. “Ouvimos dele que o político só existe se estiver em contato com o povo. O político que se recolhe em seu gabinete não tem noção da realidade”, citou entre os aprendizados que obteve no convívio com o ex-governador.

Para Caiado, a trajetória do homenageado deve servir de inspiração para a classe política goiana. “Goiás precisa fazer uma escola de política em que seus líderes se preocupem também em disputar espaço federal, ter cargos para definições de projetos relevantes para o Estado”, explicou. Entre outras posições, em 1986, Iris assumiu o Ministério da Agricultura, durante o governo do presidente José Sarney, e, depois, a pasta da Justiça, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1997 e 1998.

Em momento de descontração, o governador brincou com uma das dicas deixadas por Iris Rezende para driblar os muitos pedidos que um chefe de Executivo recebe ao longo do mandato. “Estou arremedando o Iris um pouco. Começo a contar as histórias de 1986 e até chegar 2022 o cidadão já cansou, não me pede mais nada e está disposto a ir embora”, falou Caiado em tom de brincadeira.


Homenagem Iris Rezende Ana Paula Rezende Dona Iris Assembleia Legislativa Alego Lissauer Vieira