Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

Vacinas estão disponíveis gratuitamente em postos de saúde

Goiás registra 108 casos e 12 mortes por meningite em 2022

09/11/2022, às 08:53 · Por Redação

O aumento de casos de meningite no Brasil está preocupando a todos. A doença, que apesar de ter vacina nos postos de saúde, é considerada endêmica, ou seja, é esperado que casos aconteçam no decorrer do ano, com a possibilidade de eventuais surtos.

Porém, os números que estão sendo registrados ao longo do ano no Brasil chamam a atenção e acendem um alerta.  Nos nove primeiros meses deste ano, o Brasil  já registrou 702 mortes por meningites. Os dados são do  Ministério da Saúde.

A média de 78 óbitos por mês já é maior que a do ano passado, quando foram 793 óbitos no ano todo, média mensal de 66. Em 2020, houve 442 mortes, mas o número foi influenciado pela pandemia de covid-19. Em Goiás, este ano, foram registrados 108 casos de todas as etiologias de meningite e 17 óbitos.

Quanto à doença meningocócica, foram três casos e dois deles evoluíram para óbito. Em 2021, foram 111 casos totais e 10 óbitos. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde que alerta para a importância e a necessidade da vacinação.

A meningite é um processo inflamatório que atinge as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo gerar sequelas e levar ao óbito. A doença pode ser causada por diferentes agentes, como bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites bacterianas e virais são as mais preocupantes pela magnitude de sua ocorrência e potencial de produzir surtos.

Para a prevenção da doença, a vacinação é considerada a forma mais eficaz e consiste na administração de vacinas que protegem contra meningite. A identificação e tratamento oportuno de casos e o rastreamento de contatos próximos com aplicação as intervenções necessárias também são importantes para evitar a ocorrência de surtos.

Entre as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que fazem parte do Programa Nacional de Imunização, temos: a vacina meningocócica conjugada sorogrupo C, que protege contra a doença meningocócica, causada pelo sorogrupo C; a vacina pneumocócica 10-valente (conjugada), efetiva contra as infecções invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite. 


Meningite Casos Óbitos Saúde Goiás