Matérias
Divulgação
Nomes dos vencedores da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário serão conhecidos no dia 25 de novembro de 2022
Nona Olimpíada de Empreendedorismo da UFG divulga finalistas
10/11/2022, às 15:29 · Por Redação
A relação das equipes selecionadas para a banca final, que ocorre no dia 23 de novembro de 2022, foi divulgada nesta semana pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (PRPI), por meio do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI UFG), responsável pela realização da 9ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário. Na categoria Negócio Inovador, os selecionados foram: Elixir Foods, Meritas, NanoAI – Artificial Intelligence, ORolê e SusTato.
Na categoria Negócio de Impacto Ambiental são: Sustenta Licitações, Produção de Plástico biodegradável por sequestro de carbono, Análises de éter-aminas para otimização do processo de flotação de minério de ferro: ganhos econômicos e socioambientais, Biofertilizante de fungos micorrízicos de eucalipto, Biomac e Intellect Capstone: Sistema de gerenciamento de aprendizado para auxiliar professores na criação e administração de aulas atrativas aos estudantes. Devido ao empate técnico, a comissão gestora decidiu abrir uma vaga para mais um projeto na categoria Negócio de Impacto Socioambiental (NIS) entre os finalistas.
Agora, os competidores terão períodos para aprimoramento de ideias, mentorias e envio de vídeos à coordenação da Olimpíada. Essas etapas serão concluídas até o dia 21 de novembro deste ano. A partir dessa data, as expectativas aumentam ainda mais. Uma comissão constituída por especialistas e por representantes de instituições de apoio ao empreendedorismo e inovação fará a avaliação final das propostas.
A divulgação dos vencedores e a premiação serão no dia 25 de novembro próximo. Haverá premiação em dinheiro, no total de vinte mil reais (20.000,00), distribuídos entre as três primeiras equipes colocadas de cada uma das categorias – Negócio Inovador e Negócio de Impacto Socioambiental (NIS). A primeira colocada de cada categoria receberá 5 mil reais, a segunda colocada receberá 3 mil reais e a terceira colocada receberá 2 mil reais.
OEU
A 9ª OEU recebeu inscrições de 157 alunos (de graduação, especialização, mestrado e doutorado) distribuídos em 59 equipes, representando 32 instituições de ensino superior (IES) de 12 estados brasileiros e do Distrito Federal, além da Virgínia (Estados Unidos) e de Coimbra (Portugal).
A iniciativa é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (PRPI/UFG), por meio da Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT), com realização do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI UFG), e busca soluções para problemas reais na área de negócio inovador, como eventos, cultura, turismo, construção civil, direito, transporte, saúde, educação, moradia e TI e outros setores de atividades.
Também busca soluções de impacto socioambiental, ou seja, que expressam de maneira clara a missão/propósito de resolver (ao menos em parte) problemas sociais e/ou ambientais. Uma prática comum é embasar a tese de impacto em um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A coordenadora do CEI UFG, Cleonice Borges, afirma que a 9ª OEU é uma competição com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora na comunidade acadêmica. "Infelizmente, como em toda competição, nem todos são vitoriosos, aos olhos da premiação final. Mas são vitoriosos por sua iniciativa em sair do lugar comum e participarem, trazendo suas ideias, seus projetos e perspectivas para o desenvolvimento de produtos e serviços que vão ao encontro das demandas da sociedade. O Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG sente-se honrado com a confiança depositada por cada um que está conosco em mais essa edição", conclui.
OEU UFG Finalistas Goiás