Matérias
Divulgação
Iniciativa de abrir 5 mil vagas foi bastante criticada na comunidade escolar
Prefeitura de Goiânia quer trocar bibliotecas por tendas nas escolas
10/11/2022, às 23:07 · Por Redação
A ideia da Secretaria Municipal de Educação (SME) para minimizar os impactos do fechamento das 50 salas de leitura em Goiânia é distribuir tendas pela capital, o projeto Tenda da Leitura.
O projeto é basicamente uma sala de leitura improvisada, com uma tenda tipo as de feira livre, só que um pouco maior, com duas ou três mesas de plástico e cadeiras em volta e caixas com livros, e o material é ofertado no pátio da unidade.
Após o fim do turno escolar, a tenda e as mesas ficam na área externa e a caixa com livros é colocada dentro do prédio escolar.
A prefeitura tenta compensar a rejeição da ideia de fechar as bibliotecas após forte reação da comunidade escolar e da população. Reportagem de POPULAR mostra que o fechamento de bibliotecas em Goiânia revoltou educadores e provoca reação da comunidade.
A medida também é objeto de duas representações: uma no Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e outra no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO).
Na próxima quinta-feira, 17, uma audiência pública vai discutir o assunto na Câmara de Vereadores. Além disto, especialistas em educação também fazem críticas à ação.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) anunciou o fechamento de 50 salas de leitura para que estas deem lugar a salas de aula para alunos.
Os estudantes, com idades de 4 a 5 anos, serão de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). A ideia seria abrir cerca de 5 mil novas vagas nestas estruturas e reduzir o déficit, que hoje está em aproximadamente 8 mil.
Prefeitura de Goiânia