Matérias
Divulgação
Aos 89 anos e analfabeta ela se surpreendeu com honraria
Líder kalunga recebe título Honoris Causa por lutar pelo território quilombola
08/12/2022, às 10:55 · Por Redação
A líder kalunga Procópia dos Santos Rosa, de 89 anos, recebe nesta quarta-feira (7) o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). A honraria é um reconhecimento pela atuação dela na defesa do meio ambiente, luta pelo reconhecimento do território kalunga e promoção da paz entre os povos. Analfabeta, e moradora de Monte Alegre de Goiás, Iaiá Procópia, como é mais conhecida, se surpreendeu com o título.
A neta dela, Lourdes Fernandes Souza, conhecida como Bia Kalunga, diz que, apesar de não entender muito o que significa o título, a vó está feliz.
“Ela está bem surpresa, porque não esperava um evento desse. Ao mesmo tempo, ela me pergunta o porquê de tudo isso. Fico feliz, nós familiares estamos mais felizes ainda”, contou.
O movimento para o título à liderança kalunga surgiu de professores da unidade da UEG em Campos Belos. Eles fizeram a indicação de Iaiá Procópia, que foi aceito por unanimidade.
Nomes como Boaventura Souza Santos, estudioso português da língua português, a atriz e ativista ambiental Lucélia Santos e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se manifestaram a favor do título.
“É o reconhecimento a pessoas que, mesmo sem saberem ler ou escrever, como no caso da Iaiá Procópio, uma matriarca de 89 anos, que contribuiu para o desenvolvimento sociocultural do Quilombo Kalunga, hoje denominado Sítio Histórico Patrimônio Cultural Kalunga. É uma mulher que teve as suas lutas árduas junto às demais lideranças em prol da dignidade do seu povo”, disse Bia Kalunga.
Kalunga Honoris Causa UEG