Matérias
Divulgação
A nova classificação impacta diretamente cerca de metade da população de Goiânia e parte de Aparecida de Goiânia
Escassez no Meia Ponte vai forçar rodízio de água em Goiânia
31/08/2019, às 00:17 · Por Pedro Lopes
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) constatou que a vazão Rio Meia Ponte está com volume crítico nível 3, quadro em que após 7 dias consecutivos o nível total de água é de apenas 2.800 l/s (litros de água por segundo). Um equipe foi deslocada para o alto da bacia, onde foi constatada a escassez.
A nova classificação impacta diretamente cerca de metade da população de Goiânia e parte de Aparecida de Goiânia. Segundo a Semad, se o quadro se mantiver, será necessário um esquema de rodízio entre os bairros alternando dias com e sem água.
A diminuição do índice de água já era tendência notada. Reportagem do O Popular mostra que na semana última a média era de 2.786 litros de água por segundo.
Os órgãos reguladores do tema já aprovaram plano de contigência da água. O plano consiste em ter um dia sem água, outro com abastecimento em vias de normalização, e outro com abastecimento normal. O documento atesta que os bairros afetados pelo rodízio serão informados com amplo esquema de divulgação em até 48 horas antes da interrupção do abastecimento.
Meia Ponte Água Crise Hídrica