Matérias
Divulgação
Instituição assina termo de cooperação técnica para estudos clínicos com a associação goiana
UniEvangélica fará pesquisa sobre cannabis terapêutica
16/12/2022, às 21:27 · Por Redação
Na última quinta-feira, 15, foi assinado o termo de cooperação técnica entre a Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica) e a Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal (Agape) que dará um passo importante dentro da luta pelo direito de plantio da cannabis para fins terapêuticos e científicos.
A partir do acordo, os pacientes acompanhados pela entidade serão alvo de pesquisas clínicas por parte da instituição universitária que, num futuro próximo, pretende ampliar estudos in vitro capazes de identificar outros potenciais da planta.
Atualmente, 140 pacientes são credenciados junto à Ágape. Eles recebem assistência médica, farmacêutica, psicológica e jurídica necessárias para um tratamento seguro e eficaz.
A partir de agora eles serão monitorados pela UniEvangélica em seus diversos laboratórios e espaços de saúde. A Ágape também irá contribuir com o plano de ação para estudos de pós-graduação nas áreas de ciências farmacêuticas, movimento humano e reabilitação e ciências ambientais.
Embora a planta da cannabis tenha mais de cem componentes, os canabinóides, a pesquisa com os pacientes na UniEvangélica envolverá a análise dos resultados de dois extratos, o canabidiol (CDB) e o tetrahidrocanabinol (THC), utilizados para tratamentos de neuropatologias, como convulsões, depressão, Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson e diversas condições de saúde que prejudicam o sistema nervoso.
Ambos agem no organismo por meio do sistema endocanabinoide que é composto por neurotransmissores capazes de regular algumas funções como memória, apetite, sono e dor.
Cannabis Medicinal Estudo Uni-evangélica