P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 01/04/25
Matérias
Divulgação

Ex-comandante da Rotam Benito Franco divulgou em sua conta no Instagram que Jair Bolsonaro reconheceu a derrota e que Lula foi “democraticamente e reconhecidamente” eleito

Coronel da PM Benito Franco diz em áudios reconhecer a vitória de Lula

31/12/2022, às 19:09 · Por Redação

Depois de divulgar vídeo em sua conta no Instagram dizendo que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não subiria a rampa do Palácio do Planalto para tomar posse neste domingo, 1º, o coronel da Polícia Militar de Goiás licenciado Benito Franco decidiu voltar atrás e reconheceu em uma série de áudios publicados nesta sexta-feira, 30, a vitória do petista e disse que Lula é “democraticamente e reconhecidamente”, pelos três poderes da República, “o presidente do Brasil eleito em 2022”.

Fala de Benito causou reação e, na semana passada,  o vereador goianiense e deputado estadual eleito Mauro Rubem (PT), o advogado Valério Filho, e o agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Fabrício Rosa, protocolaram no Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), no Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) e no Supremo Tribunal Federal (STF) representações contra o coronel e sua fala. Segundo o trio, o policial ameaça o estado democrático de Direito “ao publicar um vídeo em sua conta no Instagram incitando a violência contra o governo legitimamente eleito”.

Depois de toda a repercussão, o coronel Benito publicou texto afirmando que “pela responsabilidade de sempre, informo o que há de oficial no momento”. Segundo ele, as instituições envolvidas no processo eleitoral já reconheceram a vitória de Lula. Para ele, só faltava o executivo federal, na pessoa de Jair Bolsonaro (PL) reconhecer a vitória, o que foi feito na sexta-feira, 30.

“Bolsonaro reconheceu, acabou, só faltava ele. Oficialmente é isso”, afirmou o coronel, que é apoiador de Bolsonaro. O coronel está há 25 anos na PM de Goiás e foi comandante das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) entre janeiro de 2019 e julho de 2021, quando foi promovido a coronel. Ele disputou e perdeu as eleições neste ano para deputado federal pelo PL.


Política Benito Franco Rotam Posse Lula Goiás