Matérias
Reprodução/PC-GO
Ao todo, foram cumprimos 19 mandados de busca e apreensão tanto nas instituições quanto nas casas dos suspeitos
Operação investiga instituições de ensino que vendiam diplomas falsos em Goiás
04/09/2019, às 00:16 · Por Pedro Lopes
Foi deflagrada na manhã desta terça-feira, 3, a Operação Darcy Ribeiro, resultado de uma investigação de 10 meses que apura fraude e sonegação de impostos em instituições de ensino em Goiânia e Aparecida de Goiânia. O coordenador das operações, delegado Glaydson Divino Carvalho, sustenta que há indícios de que estas instituições forneciam documentos de conclusão de Ensino Superior falsificados.
Ele ainda não revelou, porém, quantas e quais são as instituições investigadas. Ao todo, foram cumprimos 19 mandados de busca e apreensão tanto nas instituições quanto nas casas dos suspeitos.
De acordo com as informações da Polícia Civil, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão os policiais civis apreenderam R$ 440 mil em dinheiro nas residências de alguns dos investigados. Segundo o delegado responsável pelo caso, a maioria das faculdades que estão sendo investigadas oferecem cursos de segurança pública.
Ainda de acordo com informações do delegado, os diplomas são originais, porém essas instituições de ensino que emitiram o documento não poderiam incumbir esse serviço a outras faculdades. “Isso acontece devido a uma determinação do Ministério da Educação e Cultura que proíbe que as faculdades terceirizem a emissão de diplomas.”
A corporação ainda segue com a investigação e os proprietários dos cursinhos e representantes das faculdades devem ser ouvidos. Caso seja comprovada a fraude, todos os envolvidos, inclusive os alunos que não frequentaram as aulas e receberam o diploma, serão indiciados por estelionato, falsidade ideológica, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.
Fraude Ensino Ensino Superior Educação Diploma falso Operação Darcy Ribeiro PC-GO Polícia Civil