Matérias
Divulgação
Depois de ganhar na justiça, Rodrigo Gabrioti de Lima assinou termo de desistência
Candidato branco desiste de tomar vaga de cotista na UFG
09/01/2023, às 11:59 · Por Redação
Doutor em Comunicação, Rodrigo Gabrioti de Lima desistiu de tomar posse como docente de Telejornalismo e Audiovisual, na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Ele tinha ganhado liminarmente na Justiça Federal o direito à vaga alegando erro nos cálculos para a aplicação da Lei 12.990/2014 (Lei de Cotas). Para atender a decisão judicial, a instituição nomeou o candidato branco em detrimento da também doutora em Comunicação, Gabriela Marques Gonçalves, candidata negra.
A decisão, comunicada pela UFG nos autos do processo no dia 29 de dezembro, só veio a público neste domingo quando o coletivo Cotistas da Pós-Graduação da UFG, criado para denunciar o caso, se manifestou no Instagram. “Vitória do Movimento Negro. O Branco desistiu.” Rodrigo Gabrioti de Lima assinou um Termo de Desistência que foi encaminhado à UFG. A instituição, por sua vez, requereu junto à Justiça Federal a revogação da decisão de tutela de urgência deferida em favor do candidato branco e a extinção do processo.
Candidato Branco UFG Concurso