Matérias
Divulgação
Ex-senador Demóstenes fará defesa de Anderson Torres no STF, agora, ele teve seu mandato cassado em 2012 por quebra de decoro
Ex-senador Demóstenes fará defesa de Anderson Torres no STF
12/01/2023, às 10:17 · Por Redação
O ex-senador por Goias Demóstenes Torres será um dos advogados de defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres no Supremo Tribunal Federal (STF). Demóstenes foi constituído advogado de Anderson no início da tarde desta quarta-feira, 11. O goiano afirma ter sido convidado e que ainda estava se informando sobre os autos dos processos.
Ao todo, conforme apurado, a defesa de Anderson é constituída por 11 advogados e Demóstenes deve atuar nos seguintes inquéritos que tramitam no STF: 4871 (fake news), 4874 (das milícias digitais) e 4879 (atos antidemocráticos).
Demóstenes foi senador de 2003 a 2012 – pelo antigo PFL e pelo Democratas (DEM). Em julho de 2012 teve seu mandato cassado por quebra de decoro, tornando-se o segundo senador cassado da história. Ele foi acusado de ter ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, conhecido pela “máfia dos caça-níqueis”, e de ter interesses em jogos ilegais, sendo declarado inelegível até 2027. Cachoeira, segundo a Polícia Federal, era chefe de um esquema de corrupção, tráfico de influência, escutas ilegais e operação de máquinas caça-níqueis.
Após ser cassado, ele retornou ao cargo de procurador de Goiás, mas, meses depois, foi afastado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por entender que o exercício do cargo exigia “conduta ilibada”. Em 2018, Demóstenes tentou retornar à política e chegou a conseguir uma decisão favorável no STF, que reverteu sua inelegibilidade. Tentou um cargo para a Câmara Federal pelo PTB, mas acabou não sendo eleito.
Anderson Torres teve sua prisão preventiva decretada nesta terça-feira, 10, por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes. Ele era o então secretário de Segurança Pública do Distrito Federal no último domingo, 8, quando bolsonaristas invadiram e destruíram os prédios do Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF, localizados na Praça dos Três Poderes. Moraes acusa Anderson Torres de ter sido “omisso e convivente”.
Política Demóstenes Torres STF Anderson Torres Atos Antidemocráticos