Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

Ações de Bolsonaro nos quatro anos de governo demonstra baixa tolerância por regras democráticas

Vanderlan diz que Bolsonaro perdeu oportunidade de liderar oposição, mas será que ele quis?

13/01/2023, às 13:14 · Por Redação

O senador Vanderlan Cardoso (PSD) disse na coluna Giro de O Popular que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) perdeu a oportunidade de lidar a oposição após os atos golpistas do último domingo, 8.

“Perdeu a oportunidade de liderar uma massa de brasileiros”. Mas será que Bolsonaro algum dia quis aceitar um ambiente com governo e oposição, ou trabalhou quatro anos por um golpe, como fica claro no caso da minuta achada na casa de seu ex-ministro da Defesa Anderson Torres. 

 Em 2019 Bolsonaro disse: “democracia e liberdade só existem quando a suas respectivas Forças Armadas assim o querem”, em uma interpretação muito particular do ex-capitão sobre a democracia. As Forças Armadas saíram da constituição de 1988 com sua atuação muito bem delimitada.

São três finalidades constitucionais: 1) Defesa da Pátria; 2) Garantia dos poderes constitucionais e 3) Garantia da lei e da ordem, este último definido pelo presidente da República, ou seja, o poder é Civil. Não cabendo, como acha Bolsonaro, o papel de força moderadora.

“Ele perdeu muito com o fato de não ter assumido esse papel de líder (da oposição). Ele poderia estar muito bem ter posicionado, liderando essa massa. Perdeu a oportunidade de dar rumo para essa multidão de gente”, completa Vanderlan.

A falta de noção sobre as Forças Armadas se repete com relação a outros poderes como o STF, TSE, polícias, que nunca antes foram tão aparelhadas. A relação tumultuada com a imprensa também denota baixíssimo interesse Bolsonaro em respeitar o contraditório. Ele sempre quis ser situação, mas sem questionamentos, típicos de governos que ele criticara como Venezuela.  


Vanderlan Cardoso Jair Bolsonaro Democracia