Matérias
Divulgação
Escolas estaduais têm 35 mil alunos a mais em 2023; unidades de ensino em Goiás chegam ao número de estudantes anterior à pandemia
Escolas estaduais têm 35 mil alunos a mais em 2023
17/01/2023, às 08:59 · Por Redação
As escolas da Rede Estadual de Ensino em Goiás terão 35 mil alunos a mais em 2023 em comparação com o número de matriculados em 2022. Com o acréscimo, a rede deve retomar o mesmo quantitativo de estudantes observado antes pandemia da Covid-19, período em que as escolas estaduais tiveram baixos índices de matriculados.
Conforme levantamento, os novos estudantes são aqueles que avançaram de série e deixaram de ser atendidos pelas escolas municipais, conforme avaliação feita pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Ao jornal O Popular, a superintendente de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados, Márcia Maria Pereira, disse que há também os alunos que se evadiram durante a pandemia e estão retomando os estudos.
Ela detalhou que, somados os dois períodos de matrículas deste ano, foram registradas 97.456 solicitações de ingresso. No cálculo de novos alunos e aqueles que já estudavam pelo estado e retirando os estudantes que se formaram e aqueles que, por outros motivos, deixaram a rede, o total esperado é de 479 mil estudantes, contra 444 mil registrados no ano passado.
O número esperado para este ano ainda pode sofrer alterações, já que a rede está em período de confirmação de matrículas. “Aquele estudante que fez a solicitação pelo site agora está indo até a escola para confirmar sua matrícula”, explicou Márcia Maria ao jornal. Até o fim da tarde desta segunda-feira, 16, 52 mil estudantes haviam confirmado a vaga, sendo que estes realizaram as solicitações em dezembro. Para os que fizeram a matrícula no início deste mês, a confirmação será entre os dias 21 e 27.
O volume de matrículas na rede estadual de Goiás passou por oscilação tão expressiva quanto a atual apenas entre 2011 e 2012. Nesse período a rede perdeu cerca de 50 mil estudantes. O fenômeno, porém, foi causado pela reorganização das gestões. Grande parte das escolas estaduais que ofertavam a primeira fase do ensino fundamental foram transferidas para os municípios, que têm obrigação legal de ofertar essa etapa.
Educação Alunos Pandemia Matriculados Goiás