Matérias
Divulgação
Aparecida de Goiânia regista primeiro caso da subvariante XBB.1.5 da Covid-19; paciente é uma jovem de 18 anos, que foi diagnosticada em 17 de janeiro
Aparecida de Goiânia regista primeiro caso da subvariante XBB.1.5 da Covid-19
07/02/2023, às 08:50 · Por Redação
Aparecida de Goiânia registrou o primeiro caso da subvariante XBB.1.5 da Covid-19. A paciente é uma jovem de 18 anos que foi diagnosticada no dia 17 de janeiro. Ela apresentou sintomas gripais como dor de cabeça, tosse e dor de garganta, mas não preciso ser hospitalizada.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade vizinha de Goiânia, a paciente negou que tenha feito viagens ou que tenha tido contato direto com pessoas de outros estados. Essa é a primeira confirmação da subvariante em Goiás e o sétimo estado do Brasil com registro dela.
Essa subvariante é considerada mais preocupante por causa da alta transmissibilidade. No Brasil, são três em São Paulo, um no Rio Grande do Sul, um no Espírito Santo e um no Amazonas. A identificação foi possível graças ao Programa de Sequenciamento Genômico de Aparecida. Ele foi implantado em abril de 2021 e já fez 3.172 investigações de amostras.
A diretora de Avaliação de Políticas de Saúde da SMS de Aparecida de Goiânia, Érika Lopes, explica que "enquanto o coronavírus estiver circulando, ele sofre mutações, fruto do processo natural da replicação do vírus”, avalia, ao complementar que a circulação de novas subvariantes da ômicron, como a BQ.1, são altamente transmissíveis e escapam mais da proteção das vacinas.
Covid-19 Subvariante Ômicron XBB.1.5 Aparecida de Goiânia Goiás