Matérias
Divulgação
À esquerda, PM Rafael Martins Mendonça e a esposa Elaine Barbosa de Sousa; à direita, a filha dela, de 3 anos, em Rio Verde
Policial é denunciado pelo MP por matar a esposa e enteada de 3 anos a tiros em Rio Verde
11/02/2023, às 13:44 · Por Redação
O Ministério Público de Goiás (MP-GO) denunciou o policial militar suspeito de matar a companheira, Elaine Barbosa de Sousa, e a enteada, Ágatha Maria Barbosa Bonifácio. Rafael Martins Mendonça também é acusado de tentar matar a outra enteada, Sarah Shunshine de Sousa. Os crimes ocorreram no dia 14 de dezembro do ano passado, em Rio Verde, na região Central de Goiás.
O promotor de Justiça Paulo de Tharso Brondi de Paula Rodrigues relata que o casal vivia em união estável há um ano e meio. O documento relata ainda que o relacionamento dos dois era conturbado pelo fato de Rafael ser ciumento e possessivo, o que gerava discussões entre eles. Um dia antes do crime, Elaine Barbosa chegou a mandar uma foto de suas malas para uma amiga, dizendo que iria deixar o policial. Mas não tomou essa atitude já que o policial afirmou que iria se matar se ela saísse de casa.
De acordo com a denúncia, no dia do crime, estavam todos em casa quando o suspeito pegou um revólver e atirou em Ághata. A mãe, para proteger a criança, também foi atingida pelo tiro. As duas morreram no local. Logo depois, Rafael atirou em Sarah que, mesmo ferida, conseguiu correr. Ele foi preso em flagrante.
Os homicídios de Elaine e Ághata, conforme a denúncia do promotor, apresentam motivo torpe, traição e feminicídio, que também incidem sobre a tentativa de homicídio de Sarah. O promotor de Justiça requereu também a conversão da prisão temporária do denunciado, que se encontra recolhido em presídio militar, em preventiva.
MP PM Rio Verde Goiás