Matérias
Divulgação
Nível corresponde a 97,56% de sua capacidade e objetivo é segurança da barragem
Furnas abre comportas de reservatório em Itumbiara após fortes chuvas
14/03/2023, às 16:17 · Por Redação
Com um volume equivalente a 97% de sua capacidade, a hidrelétrica de Furnas, em Itumbiara, abriu as comportas do reservatório, no Rio Paranaíba nesta terça, 14.
O objetivo é controlar o nível da água após as chuvas que atingiram a região, e manter, assim, a segurança da barragem.
Quando o volume nas instalações atinge sua capacidade máxima, é preciso liberar a água que está chegando no reservatório para que ela não haja danos à estrutura ou que apenas passe por cima das barragens, aumentando o risco para a população. Segundo dados da empresa, o nível da água atual é de 519,60 metros, o que corresponde a 97,56% do seu volume útil.
Na prática, isso significa que a parcela de água do reservatório que pode efetivamente ser usada para geração de energia está próxima do seu limite. Ainda de acordo com a empresa, a água que passa pelo vertedouro não gera energia. Ela é devolvida ao leito do rio sem passar pelas turbinas. A Usina Hidrelétrica Itumbiara está localizada entre os municípios de Itumbiara, em Goiás, e Araporã, no estado de Minas Gerais, e é a maior do sistema Furnas.
A Defesa Civil informou que os moradores não precisam se preocupar, pois a operação não oferece risco. Entretanto, propriedades rurais próximas ao rio precisam estar atentas ao nível da água.
Barragem Furnas Itumbiara