Matérias
Divulgação
Objetivo é que ajudem a criar cenários reais para o treinamento de oficiais
Base aérea de Anápolis recebe simuladores de voo do caça Gripen
20/03/2023, às 10:52 · Por Redação
A Base Aérea de Anápolis (BAAN), a 55 km de Goiânia, recebeu dois avançados simuladores de voo do caça Gripen E. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), os equipamentos já estão em “plena operação”. O objetivo é que os simuladores ajudem a criar cenários reais para o treinamento de oficiais.
A Saab, empresa sueca que fabricou o design original do caça F-39 Gripen, divulgou, na quinta-feira (16), que os simuladores possuem uma alta tecnologia e grau de realismo, o que permite a criação de cenários reais para as missões de treinamento.
Além disso, com os simuladores, a Força Aérea Brasileira também pode desenvolver situações de seu interesse, para ajudar ainda mais a preparar os oficiais.
Em dezembro de 2022, começaram a operar na Base Aérea de Anápolis os caças F-39 Gripen, que foram comprados em 2014. Os primeiros caças do modelo pousaram em Anápolis no dia 30 de novembro deste ano. As aeronaves são do modelo F-39 Gripen operacional e vieram da Suécia.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), as aeronaves fazem parte do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), esquadrão que opera os caças Gripen no país, e serão os principais vetores da defesa aérea do Brasil.
Para a FAB, o início das operações dos caças representa um salto tecnológico para o Brasil. Em 2019, o Fantástico visitou a linha de produção do Gripen na Suécia.
Base Aérea Anápolis Gripen