Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Reprodução

Polêmica, a CPI tem dividido a ala bolsonarista. O PSL está dividido entre apoiadores e detratores, ao passo que alguns movimentos de direita defendem a iniciativa

Kajuru chama de 'patetas' Vanderlan e Luiz do Carmo por não assinarem CPI da Lava Toga no Senado

18/09/2019, às 00:07 · Por Pedro Lopes

Jorge Kajuru (Patriotas) chamou de patetas os colegas senadores de Goiás, Luiz Carlos do Carmo (MDB) e Vanderlan Cardoso (PP), por não assinarem o pedido da comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Lava Toga.

A CPI investiga eventuais irregularidades cometidas por juízes nos tribunais superiores que teriam cometido “ativismo judicial”, expressão que explica a o envolvimento do Judiciário nos demais Poderes com o objetivo de defender interesses próprios. 

A CPI depende do apoio de ao menos 27 Senadores para ser instalada - e mais de 50 foram coletadas, embora alguns senadores tenham recuado da ideia depois. É a terceira vez que Kajuru tenta instalá-la. Mas para isso ela precisa do aval do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que é contra a ideia. 

Racha
Polêmica, a CPI tem dividido a ala bolsonarista. O PSL está dividido entre apoiadores e detratores, ao passo que alguns movimentos de direita defendem a iniciativa. Os filhos do presidente, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), são contra a CPI e ambos vem tentando barrá-la. 


Jorge Kajuru Senado CPI Lava Toga Vanderlan Cardoso Luiz do Carmo Luiz Carlos do Carmo