Matérias
Divulgação - Governo Federal
Trecho da Ferrovia Norte/Sul, que corta a cidade de São Simão, em Goiás
Ferrovia Norte/Sul, que corta Goiás, deve ter operação iniciada em junho
30/03/2023, às 16:50 · Por Redação
Depois de 36 anos de construção, a Ferrovia Norte-Sul deve iniciar sua operação em junho, como prevê a Rumo Logística e publicação do jornal O Popuplar. Conforme levantamento, a linha férrea contará com a ligação entre São Luis do Maranhão (MA) à Estrela D’Oeste (SP). Do trecho, cerca de 50 quilômetros vão passar entre os municípios goianos de Goianira e Ouro Verde.
Com isso, novos terminais de carga serão construídos entre Anápolis e Porto Nacional (TO), em parceria com a iniciativa privada, o que deve acelerar a migração do modal rodoviário para o ferroviário no transporte de produtos como grãos, minérios, combustíveis e fertilizantes nos próximos anos.
A Rumo foi a vencedora do Leilão de Ferrovias em 2019, com um lance de R$ 2,7 bilhões, para operar o trecho de 1.537 quilômetros entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP), da chamada Malha Central, por um período de 30 anos.
À reportagem, o diretor de Novos Negócios da empresa, Danilo Veras, disse que a concessão da ferrovia foi adquirida ainda com trechos que ainda não haviam sido concluídos pela Valec Engenharia. “Encontramos um ativo muito heterogêneo e montamos um plano de ação. Como nossa natureza é a exploração de serviços logísticos, precisávamos ser rápidos para começar a gerar receita”, explica.
Faltava a conclusão do trecho final de cerca de 50 quilômetros entre os municípios de Goianira e Ouro Verde, que faz parte do chamado Trecho 3, entre Rio Verde e Anápolis. A previsão inicial para conclusão das obras era em julho de 2022, mas ele lembra que a chegada da pandemia produziu um cenário desafiador e exigiu adaptações.
Atualmente, as obras estão concentradas num trecho final de 20 quilômetros entre os municípios de Goianira e Nova Veneza. Além da conclusão do Trecho 3, o diretor da Rumo lembra que também foi preciso realizar intervenções em vários trechos da ferrovia para fazer correções detectadas numa vistoria, como correções geométricas.
Ferrovia Norte/Sul Goiás