Matérias
Divulgação
Dezenas de vítimas foram identificadas
Empresa é suspeita de 'golpe de carta contemplada' em Goiânia
31/03/2023, às 17:21 · Por Redação
A Polícia Civil por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon), em parceria com o Procon Goiás realizaram, nesta semana, a Operação Protectio e interditaram uma empresa suspeita de golpes de falso financiamento e de carta contemplada. O estabelecimento, localizado na Avenida T-63, no Setor Bela Vista, em Goiânia, teria feito dezenas de vítimas com promessas de aquisição de imóveis e veículos a curto prazo.
De acordo com as investigações, o consumidor vê um anúncio de venda de veículos/imóveis na internet, entra em contato com a empresa, e, após promessas que lhe garantem a aquisição do bem num curto prazo, é convencido a pagar quantias a título de “entrada” do financiamento/carta contemplada. Depois que o prazo para obtenção do crédito é finalizado e o comprador não consegue adquirir o financiamento ou a carta, solicita um rompimento contratual. Neste momento, descobre que assinou um contrato de consultoria financeira/cota simples de consórcio e a devolução dos valores pagos é recusada.
A Polícia Civil afirma que foram descobertas diversas irregularidades administrativas e também que foi possível coletar indícios materiais dos crimes cometidos. Os documentos foram recolhidos e os responsáveis intimados e conduzidos à delegacia. Os empresários e demais envolvidos na ação são investigados por crimes contra as relações de consumo, estelionato, associação criminosa e conexos. As penas acumuladas podem ultrapassar 20 anos de prisão.
Carta de Crédito Golpe