Matérias
Divulgação
Paço Municipal tinha expectativa de receber liberação de licitação em abril
Trecho I do BRT está com as obras paradas a quase um ano e meio
02/05/2023, às 16:17 · Por Redação
O trecho I do BRT Norte-Sul entre os terminais Isidória, no Setor Pedro Ludovico em Goiânia, e o Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia, completa 16 meses de paralisação até o fim de abril e ainda sem definição do reinício das obras.
A última estimativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) era de que o processo licitatório para a construção do trecho fosse divulgado até a semana passada, o que não ocorreu. A expectativa era pela liberação da Caixa Econômica Federal, que é responsável pelo investimento na obra.
A paralisação das obras no trecho foi oficializada no dia 21 de dezembro de 2021, com a desistência do Consórcio Corredor Norte-Sul, formado pelas empresas GAE, Sobrado e JM, do contrato com a Prefeitura de Goiânia. Na época, já havia uma expectativa da Seinfra em realizar a licitação no primeiro semestre de 2022, com a promessa, inclusive, de entregar o trecho pronto no fim de 2023.
O consórcio chegou a realizar 8% do projeto e gastou R$ 7 milhões para tal. A licitação, que foi realizada em 2020, foi vencida com uma proposta total de R$ 67,6 milhões. Desde o fim do ano passado, a gestão municipal afirma que aguarda a definição da Caixa para dar andamento ao processo licitatório. O trecho também passou por modificações no projeto, sobretudo com relação à obra do Terminal Correios, que estava no projeto original e não deverá fazer parte da nova licitação. Nesta semana, o posicionamento da Seinfra continua sendo que o processo licitatório do trecho I do BRT aguarda liberação pela Caixa Econômica Federal.
O órgão federal, no entanto, “informa que, em relação ao referido contrato, até o momento não foi apresentada documentação do processo licitatório para análise de parte desta Instituição”. A Caixa complementa ainda que “atua na condição de Mandatária da União nos Contratos de Repasse que utilizam recursos do Orçamento Geral da União (OGU), em conformidade com as exigências legais e requisitos constantes nos regramentos estabelecidos pelo Ministério Gestor”.
Trecho I BRT Goiânia