Matérias
Divulgação
Com 98 trabalhos realizados em 60 anos, mostra 'Pensamento Insubordinado' será aberta nesta sexta-feira, 5
Siron Franco expõe trabalhos na Galeria Cerrado e no MAC em Goiânia
04/05/2023, às 16:19 · Por Redação
Entre as obras que compõem a mostra que entra em cartaz nesta sexta-feira, 5., dois trabalhos de Siron Franco, 75, marcam os limites da exposição Pensamento Insubordinado: o primeiro e mais antigo, datado de 1961, é a pintura de um menino preto que posou ao longo de três anos para o artista; já o segundo, de 2023, é um carpete pisoteado que remete aos atentados de 8 de janeiro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A exposição foi dividida em dois pontos para levar a arte de Siron a diferentes espaços na cidade. São 98 trabalhos, dos quais 26 podem ser vistos na Galeria Cerrado e 72 no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC). As muitas fases artísticas de Siron, com suas técnicas, temas e linguagens, são registradas nos trabalhos que ilustram a exposição cronológica.
A exposição faz um passeio pela carreira do artista, desde as raízes da infância ligada à natureza da cidade de Goiás, ou quando morou no antigo Bairro Popular, hoje incorporado ao Centro de Goiânia. A pintura, escultura e ações de Siron são espécies de crônicas sociais e políticas do Brasil nas últimas seis décadas. Pensamento Insubordinado se aprofunda em questões que rememoram a trajetória do artista. “
Alguns destaques da mostra pontuados pelo artista vilaboense são os desenhos premiados em 1968 na Bienal Nacional da Bahia e uma série dos anos 1970 desconhecida por muitos intitulada Na Era das Máquinas.
SERVIÇO
Exposição 'Pensamento Insubordinado' - Siron Franco
Data: abertura nesta sexta-feira (5), às 19 horas
Locais: Museu de Arte Contemporânea de Goiás, no Centro Cultural Oscar Niemeyer - saída para Bela Vista; e Cerrado Galeria de Arte, Rua 84, 61, Setor Sul com Entrada franca
Informações: @cerrado.galeria
Siron Franco Exposição