Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação - Câmara dos Deputados

Silvye Alves diz levar caso para o Conselho de Ética após acusações de Gustavo Gayer

“Vou levá-lo ao conselho de ética”, diz Silvye após acusações de Gustavo Gayer

03/06/2023, às 10:30 · Por Redação

Em uma revelação chocante, a deputada federal Silvye Alves (União Brasil) divulgou um vídeo nas redes sociais nesta sexta-feira, 2, onde faz acusações graves contra Gustavo Gayer (PL), deputado bolsonarista. Segundo Silvye, Gayer, supostamente dirigindo bêbado, causou um acidente que resultou na morte de duas pessoas e deixou uma terceira "paralítica". Ele nega as acusações. 

O conflito entre os dois deputados se originou quando Gayer criticou publicamente, através das redes sociais, parlamentares de Goiás que votaram a favor da Medida Provisória 1154/23 – a MP dos Ministérios, matéria de interesse do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que foi aprovada tanto pela Câmara quanto pelo Senado.

Na legenda de uma publicação no Instagram, Gayer criticou os deputados goianos, incluindo Silvye Alves, por terem "se rendido ao PT" e "votarem com Lula" na MP dos Ministérios. Em resposta, Alves postou nos comentários da publicação de Gayer um texto com suas acusações. "Você poderia ter vergonha. Para alguém que já causou a morte de duas pessoas num acidente bêbado, você deveria ter sensibilidade para algumas causas (...) Aliás, deixou a terceira paralítica e nunca prestou atenção”, postou Silvye.

Depois de excluir o comentário de Alves, Gayer se viu no centro de uma controvérsia maior ainda. A deputada decidiu gravar um vídeo, também publicado no Instagram, no qual reitera as acusações.

"Você não tem escrúpulos. Você matou duas pessoas, bêbado... deixou uma terceira paralítica e sequer prestou assistência. E cinco meses depois, você invadiu com o carro, bêbado novamente, um ponto de ônibus, graças a Deus não tinha ninguém", afirmou a parlamentar, ao completar: “O Gayer ataca as pessoas somente para se engajar nas redes sociais… Vou levá-lo ao Conselho de Ética da Câmara Federal e ele vai responder sobre o que está fazendo.”, disse. 

Defesa de Gayer 

Em resposta, Gustavo Gayer publicou um vídeo onde nega as alegações da deputada federal. “Silvye é uma pessoa que eu sempre tive um grande apreço por ela, admiro, gosto e continuo gostando dela apesar das acusações absurdas que ela fez contra mim”, iniciou. Ele reclamou que a parlamentar deveria ter utilizado “argumentos” e não feito acusações.

Ele ainda alegou que o voto favorável à MP, dado pelos parlamentares, ajuda a fortalecer o PT no Congresso Nacional.

Bancada goiana

O deputado José Nelto (PP) diz que haverá reação e Silvye afirma que, além de ação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, ela não descarta ir contra Gayer no Supremo Tribunal Federal (STF). “A bancada vai reagir, vai dar o troco com política séria. Ele não manda em voto de deputado. Toda ação tem uma reação”, disse Nelto, ao completar que haverá reuniões da bancada na semana que vem para tratar do assunto.

Na publicação, além de Nelto e Silvye, Gayer cita Adriano Avelar (PP), Célio Silveira (MDB), Adriana Accorsi (PT), Flávia Morais (PDT), Ismael Alexandrino (PSD), Jeferson Rodrigues (Republicanos), Lêda Borges (PSDB), Marussa Boldrin (MDB) e Rubens Otoni (PT). Na legenda, ele pede que seus seguidores “gravem esses nomes”.

O senador Vanderlan Cardoso (PSD), que tem processo contra Gayer, ofereceu um advogado para ela. A primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, prestou solidariedade em uma ligação feita à deputada.


Política Silvye Alves Gustavo Gayer Bancada Deputados Federais Goiás