Matérias
Divulgação
Goiânia recebeu evento do Pacto Global
Especialista da ONU diz em Goiânia que Cerrado pode acabar
06/06/2023, às 12:58 · Por Redação
"Dados mostram que restam apenas 35% de área nativa do Cerrado no Brasil. É um bioma que está sendo desmatado na maior velocidade, correndo-se o risco de perdê-lo em sua totalidade", afirmou Alexander Rose, gerente sênior de Meio Ambiente no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. Essa declaração foi feita durante um evento sobre a agenda 2030, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6 - Água Potável e Saneamento Básico, realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, nesta segunda-feira (5/6), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Os alertas de desmatamento no Cerrado aumentaram 31% em abril deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, passando de 541 quilômetros quadrados para 709. Essa área é cerca de duas vezes maior do que o desmatamento registrado na Amazônia Legal, de acordo com dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Comparando com o mesmo período de 2022, nos primeiros quatro meses deste ano, o desmatamento no Cerrado teve um aumento de 17%, correspondendo a uma área de 2.133 quilômetros quadrados. Esse número é 48% maior do que a média histórica para o bioma.
Segundo os dados da plataforma SAD, desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), cerca de 27 milhões de hectares foram perdidos nas últimas quatro décadas, sendo as atividades agropecuárias as principais responsáveis pela devastação do Cerrado.
Para Alexander, uma das formas mais eficazes de combater o desmatamento é unir empresas em ações coletivas para adotar boas práticas ambientais, especialmente em relação às áreas de produção do agronegócio. "Em Goiás e no Amazonas, por exemplo, há uma grande presença de pecuária extensiva, onde é possível produzir mais em menos área. Na minha opinião, não precisamos mais expandir", pontuou.
Cerrado Meio-Ambiente Pacto Global