Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

Uso de transporte público cai em Goiânia; por outro lado, pesquisa avalia que o uso de transporte individual cresceu entre 2000 e 2019

Número de usuários do transporte público cai em Goiânia

06/06/2023, às 15:21 · Por Redação

O uso de transporte coletivo diminuiu de 35,7% para 17,1% entre 2000 e 2019 em Goiânia. Por outro lado, o uso de transporte individual subiu de 35,7% para 59,6% no mesmo período. As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), nesta segunda-feira,5 , durante seminário para apresentar os resultados da pesquisa origem-destino “Por Onde Você Anda?”.

Lançada em dezembro de 2021, a pesquisa foi feita em parceria com o Laboratório de Desenvolvimento em Transportes da Universidade Federal de Goiás (UFG), e coletou dados sobre o ir e vir da população residente na capital como etapa de formulação do Plano de Mobilidade de Goiânia.

A pesquisa mostrou que a maioria das viagens originadas em Goiânia é motivada pelo trabalho. O maior motivo da escolha dos usuários de carros pelo transporte é a questão do tempo. Como mostra o jornal O Popular, entre os usuários de ônibus, o maior motivo é o custo. A maior frequência de usuários do transporte coletivo foi nas regiões Leste, Oeste e Sudoeste e a maior frequência de usuários de carros foi na região Sul.

As regiões Central e Sul de Goiânia são os principais vetores de atração de viagens para todos os modos de transporte, sendo que a maior parte das viagens é realizada em transporte motorizado individual, o que leva a um cenário de saturação desses veículos nessas regiões. 

Bicicletas
A pesquisa mostrou ainda que proporção do uso do transporte ativo de bicicleta praticamente triplicou entre 2000 e 2019, saindo de 4,3% para 12,3%. O coordenador executivo do Plano de Mobilidade, Jonas Guimarães, ressalta que o estudo conseguiu delimitar os principais trajetos feitos pelos ciclistas na cidade, o que vai auxiliar no desenvolvimento estratégico de ciclovias pela capital.


Mobilidade Trânsito Transporte Pesquisa UFG Prefeitura de Goiânia Goiás