Matérias
Reprodução - G1 Goiás
Gestora foi retirada do cargo a pedido do Ministério Público e as investigações continuam
Justiça afasta gestora de abrigo que dopava idosos em Valparaíso de Goiás
07/06/2023, às 11:39 · Por Redação
A Justiça de Goiás determinou que a gestora do abrigo suspeito de dopar idosos para não aumentar o número de cuidadores em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, seja retirada do cargo. A decisão veio após um pedido do Ministério Público de Goiás.
Segundo a delegada Samya Nogueira, agentes da Polícia Civil também participaram da ação dando apoio caso viesse a ter resistência. Mesmo assim, a delegada afirmou ao portal G1 Goiás que as investigações vão continuar. O abrigo é suspeito de praticar maus-tratos contra os internos, além de usar medicações que não eram prescritas.
A delegada também recolheu as câmeras de segurança do lar de idosos. As filmagens foram trazidas para a Polícia Técnico-Científica, onde estão sendo submetidas por perícias. Samya Nogueira conta que duas funcionárias já foram ouvidas; elas trabalhavam no local à noite.
A Polícia Civil teve conhecimento do caso através de uma denúncia anônima, que alegava que os idosos eram vítimas de maus-tratos, negligência, violência psicológica e que oito internos teriam morrido devido à superdosagem de medicamentos. Porém, na visita, ficou verificado apenas os maus-tratos e os medicamentos sem receitas.
A delegada conta que foi pela manhã, mas não foram encontradas evidências. Em seguida, a equipe voltou à noite. Nisso, 38 pacientes estavam aos cuidados de apenas dois funcionários. Sobre as mortes, Samya diz que as perícias não confirmaram a informação. Apesar disso, ela destaca que a perícia foi realizada apenas em um idoso, pois os familiares das outras sete possíveis vítimas não procuraram a polícia.
Investigação MP Abrigo Idosos Valparaíso de Goiás