Matérias
Divulgação
União prevê que 70 milhões de pessoas sejam beneficiados com o Desenrola Brasil; público será dividido em duas faixas que vão ter a oportunidade de parcelar as contas em até 60 vezes
União prevê que 70 milhões de pessoas sejam beneficiados com o Desenrola Brasil
10/06/2023, às 16:57 · Por Redação
O Governo Federal estima que cerca de 70 milhões de pessoas sejam beneficiadas com o programa Desenrola Brasil, para renegociação de dívidas. O público vai ser dividido em duas faixas que vão ter a oportunidade de parcelar as contas em até 60 vezes.
O economista João Gondim explica à CBN Goiânia que a Faixa I é reservada para pessoas que recebem até dois salários mínimos ou que estejam inscritas no Cadastro Único. Além disso, ele é destinado para pessoas com dívidas de até R$ 5 mil.
Já a Faixa II, vai atender, exclusivamente, pessoas com dívidas no banco. Os devedores vão poder renegociar diretamente com a instituição financeira. Além disso, não terá uma garantia e, em troca dos descontos na dívida, os bancos vão receber um incentivo para aumentar a oferta de crédito.
João Gondim explica que um dos pontos positivos do programa é que ele oferece um curso de planejamento financeiro para essas pessoas que são beneficiadas. Em contrapartida, ele diz que a preocupação é com as pessoas que não possuem um planejamento financeiro e que com os nomes limpos vão contrair mais dívidas.
De acordo com o Ministério da Fazenda, 1,5 milhão de brasileiros têm dívidas de até R$ 100. Com o programa, os bancos que participarem terão que perdoar e limpar imediatamente o nome dessas pessoas.
Governo Federal Desenrola Brasil Ministério da Fazenda